LETRAMENTO DIGITAL E O USO DE MEMES NA EDUCAÇÃO
uma nova perspectiva de aprendizagem
Resumo
O avanço tecnológico e a globalização da internet têm transformado a comunicação e a interação social, criando gêneros discursivos digitais, como memes, blogs, tweets e postagens em redes sociais. Esses gêneros refletem as inovações tecnológicas e as novas formas de interação proporcionadas pelos suportes digitais. A internet possibilita práticas comunicativas inéditas, moldando novos hábitos e comportamentos sociais, e criando uma cultura digital complexa. Os memes, por exemplo, combinam texto e imagem para transmitir ideias, humor e críticas sociais de forma rápida e eficaz, tornando-se uma forma popular de expressão, especialmente entre os jovens. Eles ilustram como a comunicação digital se torna multimodal, integrando diferentes formas de linguagem em um único artefato discursivo. A multimodalidade e a intertextualidade são características distintivas dos gêneros digitais, que combinam elementos textuais, visuais e auditivos para criar mensagens complexas e impactantes. O estudo dos gêneros digitais, como os memes, oferece perspectivas valiosas sobre as mudanças nas práticas de letramento na sociedade contemporânea. No contexto escolar, entretanto, os alunos ainda têm pouco contato com textos produzidos no ambiente digital. As escolas precisam se adaptar ao universo cultural atual, integrando esses gêneros no currículo para promover um letramento digital que capacite os alunos a navegarem com competência e ética no ciberespaço. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a incorporação dos memes como ferramentas pedagógicas, reconhecendo-os como um gênero textual contemporâneo relevante para a formação de indivíduos letrados. A inclusão desses novos letramentos no ensino é essencial para preparar os estudantes para uma sociedade cada vez mais digital, capacitando-os a compreender, produzir e interpretar textos em ambientes digitais de maneira crítica e criativa.