A PRÁTICA DOCENTE CENTRADA NO TEXTO

uma proposta para o ensino de língua

Autores

  • Thais de Paula Dias Belem UEG

Resumo

As expectativas dos docentes de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio não tem sido alcançadas. Frequentemente, percebe-se que o estudante não desenvolve as competências necessárias para o pleno uso da própria língua materna. Isso muitas vezes deve-se a um grande esforço centrado no ensino de gramática dissociada do uso que o estudante faz da própria língua. Essa concepção não valoriza a importância de atividades linguísticas que se desenvolvem pela exposição a diferentes situações que exigem habilidades de oralidade, escrita e leitura.  Pensando nisso, este estudo propõe uma reflexão sobre a prática docente no ensino de línguas.  Para tanto, visa descrever, uma proposta de ensino usando o texto como centralidade da prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, no contexto das salas de aula brasileiras.  Este estudo bibliográfico explana sobre as contribuições das releituras que De Mauro (1973) e Coseriu (1991) fizeram de Saussure, bem como os estudos de Bronckart (2009), Riestra (2023), Dolz e Schneuwly (2004) e Antunes (2003) para o ensino de línguas. Os resultados mostram que a atividade pedagógica baseada na exposição a vários gêneros textuais diferentes, e o exercício da leitura, da escrita e da oralidade nas circunstâncias exigidas por cada situação comunicativa, torna o ensino de língua mais compreensível e acessível ao estudante. Isso se dá porque ele passa a perceber o uso linguístico exigido por cada situação. Portanto, este estudo espera contribuir para a prática pedagógica docente ao apresentar um percurso didático que facilite esse trabalho.  

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Publicado

2025-02-06