UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS
experiências e reflexões vivenciadas no estágio supervisionado de Língua Estrangeira
Resumo
As experiências adquiridas durante o processo de formação influenciam na construção da identidade docente, proporcionando conhecimentos acerca de suas atribuições. Refletir as perspectivas sobre a práxis docente, enquanto estagiária, é parte fundamental do desenvolvimento profissional, onde as estratégias de ensino e as interações no decorrer da formação de Língua Estrangeira, impactam no processo de aprendizagem de forma decisiva e necessária. As emoções, nesse contexto, exercem um papel essencial no processo de ensino, podendo ter efeitos positivos ou negativos. O filtro afetivo, está interligado com as emoções e os estados afetivos, e consequentemente afetam na capacidade de aprender, facilitando ou dificultando a aquisição de uma nova língua. As estratégias de ensino, voltadas à ludicidade, buscam criar um ambiente interativo e motivador, tornando a aprendizagem envolvente e efetiva. Esta pesquisa se baseia, dentre outros fatores, nas experiências de meu estágio supervisionado de Língua Inglesa, no ensino fundamental, experiência na qual foi possível observar que os alunos se sentiram mais à vontade com as estagiárias, durante a prática de atividades desenvolvidas devido à ludicidade da proposta. Dessa forma, a pesquisa visa discutir como as inter-relações entre as emoções, o filtro afetivo e as estratégias de ensino de língua podem influenciar no comportamento dos alunos a aprenderem uma língua estrangeira. Esta pesquisa se fundamenta a partir das contribuições teóricas de Aragão e Cajazeira (2017), Branco e Fernandes (2020), Ferreira (2019) cujas abordagens tratam o desenvolvimento das emoções, do filtro afetivo e das estratégias de ensino em relação às experiências vivenciadas no estágio de língua estrangeira. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, autoetnográfica e bibliográfica para compreender como as emoções e o filtro afetivo podem integrar na formação de ensino de línguas, destacando como a integração de estratégias de ensino voltadas à ludicidade tem a possibilidade de influenciar na aprendizagem.