USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUAS

um olhar para os jogos digitais

Autores

  • Priscila Ferreira de Alécio Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de expor algumas metodologias ativas utilizadas no ensino de línguas, em específico língua portuguesa e língua inglesa. As aulas foram ministradas em uma escola pública de ensino regular, situada ao norte do estado de Mato Grosso. No contexto das salas de aula, foram aplicadas atividades para os oitavos anos com a disciplina de língua inglesa, em duas turmas, bem como no segundo ano do Ensino Médio, com a disciplina de língua portuguesa. Nas duas turmas do oitavo ano, foram propostas atividades com o uso do Kahoot para trabalho com o simple present, bem como o simple past. Já no segundo ano do Ensino Médio, realizou-se a dinâmica, também com o uso do aplicativo Kahoot, mas com o tema classes gramaticais e períodos da oração. Ampara-se teoricamente em Rojo (2012), BNCC (Brasil, 2022), Rajagopalan (2003), dentre outros. Como resultado, obteve-se um maior engajamento dos alunos nas atividades propostas, bem como o esclarecimento de dúvidas, no que se refere ao conteúdo. Essa abordagem promove maior interatividade nas aulas, como também auxilia o professor, e também os aprendizes a conhecerem e explorarem o contexto das aulas. Assim, utilizar metodologias ativas, nesse caso, promoveu um aprendizado significativo, baseado nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Downloads

Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS