EDUCACAO LINGUÍSTICA DE SURDOS

um olhar etnográfico dos meus conflitos éticos como TILSP

Autores

  • Camila Mendonça Assis UEG

Resumo

Nesta apresentação, exploro através de uma perspectiva autoetnográfica os desafios e as conquistas da educação bilíngue para Surdos, à luz das recentes legislações de acessibilidade. Com base nas teorias de Foulcault (2006), Quadros (2012) e Skliar (2004), busquei compreender como os discursos sobre a surdez moldaram historicamente as práticas educativas e como a língua de sinais contribuiu para a construção da identidade surda. Foulcalt nos auxilia a analisar como discursos sobre a surdez foram historicamente construídos e como influenciaram as práticas discursivas, enquanto Quadros destaca a importância da língua de sinais como elemento central na construção da identidade surda e na garantia de uma educação de qualidade. Skliar, por sua vez contribui para a pesquisa ao discutir os desafios da inclusão escolar e as implicações das políticas públicas para os Surdos. Através de uma pesquisa qualitativa, que envolveu obervação participante , registros de diário de bordo, e memórias em autorrelatos, analisei a minha experiência como professora, intérprete de alunos surdos em algumas escolas de Goiás. Os resultados evidenciam divergências significativas entre as diretrizes legais da educação bilíngue e a prática pedagógica, bem como os desafios naa formação de profissionais e na construção da identidade surda. A pesquisa contribui para o debate sobre a educação de surdos ao destacar a necessidade de formação mais adequada dos profissionais da educação  e de políticas públicas que valorizem a língua de sinais e a Cultura Surda.

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Publicado

2025-02-06