NEUROCIÊNCIA E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
PROPICIAMENTOS PARA INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Este estudo propõe uma revisão bibliográfica narrativa das literaturas sobre as pesquisas em neurociências com potencial de aplicabilidade na prática educacional, visando uma melhor compreensão e emprego dos Princípios de Mente, Cérebro e Educação (MCE) em salas de aula cada vez mais heterogêneas. A transdisciplinaridade entre neurociência, psicologia e educação apresenta oportunidades significativas para aprimorar a formação docente, especialmente no contexto de alunos com transtornos de aprendizagem. O estudo concentra-se na análise de como a neurociência pode contribuir e promover práticas educacionais em prol de um ensino mais protetivo, empático e eficaz para alunos e professores, com foco particular naqueles que enfrentam transtornos específicos de aprendizagem. Serão exploradas as contribuições recentes da neurociência para a formação de professores, discutindo as implicações destas para a formação contínua de educadores. O objetivo é refletir sobre os progressos na integração da neurociência à formação docente, propondo recomendações baseadas em evidências para futuras práticas e políticas educacionais.