NEUROCIÊNCIA E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

PROPICIAMENTOS PARA INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Daisy Cristina Olerich Cecatto USP

Resumo

Este estudo propõe uma revisão bibliográfica narrativa das literaturas sobre as pesquisas em neurociências com potencial de aplicabilidade na prática educacional, visando uma melhor compreensão e emprego dos Princípios de Mente, Cérebro e Educação (MCE) em salas de aula cada vez mais heterogêneas. A transdisciplinaridade entre neurociência, psicologia e educação apresenta oportunidades significativas para aprimorar a formação docente, especialmente no contexto de alunos com transtornos de aprendizagem. O estudo concentra-se na análise de como a neurociência pode contribuir e promover práticas educacionais em prol de um ensino mais protetivo, empático e eficaz para alunos e professores, com foco particular naqueles que enfrentam transtornos específicos de aprendizagem. Serão exploradas as contribuições recentes da neurociência para a formação de professores, discutindo as implicações destas para a formação contínua de educadores. O objetivo é refletir sobre os progressos na integração da neurociência à formação docente, propondo recomendações baseadas em evidências para futuras práticas e políticas educacionais.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS