A LEITURA PARTICIPATIVA EM AMBIENTE DIGITAL

Autores

  • Guido de Oliveira Carvalho UEG
  • Janete Abreu Holanda Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

 Esta pesquisa em andamento situa-se no tema da confluência entre histórias em quadrinhos e tecnologias. Nele, aborda-se o seguinte problema de pesquisa: compreender as relações das histórias em quadrinhos com o digital, incluindo seus aspectos multimodais, e as possibilidades de interlocução com a educação, no sentido de produzir reflexões sobre o gênero e aplicações práticas, contribuindo, assim, com as discussões sobre o gênero histórias em quadrinhos (HQ). O objetivo deste artigo é verificar como as HQs estão sendo influenciadas pelo avanço das tecnologias, tanto em questões de práticas de leitura quanto de sua produção.  Os objetivos específicos são: discutir o gênero textual quadrinhos e sua linguagem frente às inovações tecnológicas; O delineamento metodológico adotado constitui-se de pesquisa qualitativa com buscas em livros, teses, dissertações, artigos, sites e material audiovisual. Coletamos informações em que os fãs de quadrinhos contribuem com bancos de dados, criam novas formas de leitura, elaboram fanfics, e produzem vídeos com resenhas, indicações de leitura e transformação de HQs em vídeo. Os dados indicam que as ferramentas digitais propiciam uma leitura mais participativa, com produção de material pelos leitores que remetem aos quadrinhos lidos e fornecem referências aos interessados sobre o gênero discursivo quadrinhos, numa constante colaboração entre os fãs compartilhando informações e leituras na internet.

Biografia do Autor

  • Guido de Oliveira Carvalho, UEG

    Doutor em Letras pela UFG. Professor do curso de Letras da UEG-Câmpus Coralina.

  • Janete Abreu Holanda, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Profa. Dra. da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina.Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Doutorado sanduíche na Università degli Studi G. D'Annunzio.

Downloads

Publicado

2025-02-06