ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS TRABALHANDO LEITURA E VOCABULÁRIO COM A HISTÓRIA A LAGARTA FAMINTA DE ERIC CARLE

Autores

  • Nayara Cristina Rodrigues de Andrade UEG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Resumo


RESUMO: Esta comunicação é fruto da matéria língua de sinais-LIBRAS, ministrada pela Profª. Esp. Elisângela Celita, no segundo período do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, câmpus Inhumas. O livro Ideias para ensinar o Português para surdos de Ronice Müller de Quadros e Magali L. P. Schmiedt serviu como fonte didática e idealizadora desta atividade. Este trabalho tem como fundamento principal o ensino da língua Portuguesa para alunos surdos, procurando promover um ambiente de aprendizado acolhedor onde à criança surda possa desenvolver a leitura e escrita em sua segunda língua, o Português. A atividade é desenvolvida em seis etapas que serão explanadas neste trabalho. Todas as etapas visam à introdução, desenvolvimento e conclusão da leitura do livro A Lagarta Faminta (2011). Com um material de fácil acesso, esta atividade busca cumprir com a necessidade de adaptações do currículo escolar, a fim de integrar a criança surda na escola regular buscando, diminuir as dificuldades encontradas tanto por alunos, como para professores, ao se deparar com uma sala de aula com crianças surdas e ouvintes.


Palavras-chave: Ensino. Língua de sinais. Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

  • Nayara Cristina Rodrigues de Andrade, UEG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
    Mestranda em Letras e Linguística - Área de concentração: Estudos literários, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG/CAPES). É especialista em Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Ensino pela UFG- Universidade Federal de Goiás (2011). Licenciada em Letras-Inglês e respectivas literaturas (2011) pela Universidade Federal de Goiás. Aluna de licenciatura em Letras-Português/Inglês e respectivas literaturas (2015) pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas. Possui experiência nas áreas de Formação de Professores de Língua Inglesa e Literatura.

Downloads

Publicado

2016-03-16