FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA INHUMAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ÂMBITO DA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a Educação Infantil, buscando refletir sobre suas concepções e reflexos na prática docente, na formação inicial e continuada. Traz um levantamento histórico assistencialista e escolarizante, relatando pontos considerados relevantes para a discussão. Segue levantamento dos aspectos legais que amparam a Educação Infantil para os moldes atuais com o foco do trabalho na criança, sua historicidade, necessidades e anseios para além do senso comum, sendo ela sujeito de direitos que abrangem os aspectos sociais, afetivos e cognitivos. O subprojeto Pibid Pedagogia Inhumas tem como principal referencial teórico Pierre Bourdieu e alguns conceitos por ele desenvolvidos como habitus. Neste sentido e para o atendimento na Educação Infantil sendo vivida por nós como autora colaboradora para formação inicial de professores e campo prático, damos ênfase para Pedagogia da Infância numa concepção atual e de suma importância para o desenvolvimento das atividades do Pibid Pedagogia da UEG Câmpus Inhumas, esse, que buscará respeitar os direitos das crianças, considerando-as como sujeitos de direitos. Nossos estudos serão baseados nessa concepção que norteia nossas práticas, para englobarmos as múltiplas linguagens nas atividades desenvolvidas. Encerramos trazendo a vivencia das oficinas desenvolvidas no segundo semestre de 2015, que sistematizaram os estudos realizados nos encontros formativos com vistas numa prática educativa prazerosa, lúdica e coerentes com os objetivos da Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil, habitus, múltiplas linguagens.