FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA INHUMAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ÂMBITO DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Giscely Samarah Ferreira de Resende Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
  • Anyelle Vasconcelos Rezende Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
  • Danielly Leal de Souza Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
  • Miranilson Mário da Cruz Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
  • Priscilla Jéssica Santiago Santos Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
  • Lânica Moreira Borges Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
  • Talita Serravalli Lanzoni Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
  • Silvana Custódio Pinheiro Melo Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a Educação Infantil, buscando refletir sobre suas concepções e reflexos na prática docente, na formação inicial e continuada. Traz um levantamento histórico assistencialista e escolarizante, relatando pontos considerados relevantes para a discussão. Segue levantamento dos aspectos legais que amparam a Educação Infantil para os moldes atuais com o foco do trabalho na criança, sua historicidade, necessidades e anseios para além do senso comum, sendo ela sujeito de direitos que abrangem os aspectos sociais, afetivos e cognitivos. O subprojeto Pibid Pedagogia Inhumas tem como principal referencial teórico Pierre Bourdieu e alguns conceitos por ele desenvolvidos como habitus. Neste sentido e para o atendimento na Educação Infantil sendo vivida por nós como autora colaboradora para formação inicial de professores e campo prático, damos ênfase para Pedagogia da Infância numa concepção atual e de suma importância para o desenvolvimento das atividades do Pibid Pedagogia da UEG Câmpus Inhumas, esse, que buscará respeitar os direitos das crianças, considerando-as como sujeitos de direitos. Nossos estudos serão baseados nessa concepção que norteia nossas práticas, para englobarmos as múltiplas linguagens nas atividades desenvolvidas.  Encerramos trazendo a vivencia das oficinas desenvolvidas no segundo semestre de 2015, que sistematizaram os estudos realizados nos encontros formativos com vistas numa prática educativa prazerosa, lúdica e coerentes com os objetivos da Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil, habitus, múltiplas linguagens.

Biografia do Autor

  • Giscely Samarah Ferreira de Resende, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Professora supervisora do Pibid Pedagogia Inhumas
  • Anyelle Vasconcelos Rezende, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Acadêmica do 2º período do curso de Pedagogia
  • Danielly Leal de Souza, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Acadêmica do 2º período do curso de Pedagogia
  • Miranilson Mário da Cruz, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Acadêmico do 6º período do curso de Pedagogia
  • Priscilla Jéssica Santiago Santos, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Acadêmica do 6º período do curso de Pedagogia
  • Lânica Moreira Borges, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Acadêmica do 6º período do curso de Pedagogia
  • Talita Serravalli Lanzoni, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Acadêmica do 2º período do curso de Pedagogia
  • Silvana Custódio Pinheiro Melo, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Coordenadora Supervisora do Pibid Pedagogia Inhumas

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Publicado

2016-03-16