APRECIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: TÚNEL DA HISTÓRIA DA MÚSICA E CULTURA LÚDICA

Autores

  • Elisangela Celita Gualberto Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

RESUMO: A comunicação ora apresentada resulta dos estudos sobre música na educação, temática prevista na disciplina Arte e Educação do segundo período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Inhumas, ministrada pela Profª. Esp. Elisangela Celita Gualberto. O projeto interdisciplinar foi idealizado a partir da leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, do livro Educação Musical: da Teoria à Prática na sala de aula de Marta Deckert e proposta metodológica para apreciação musical de Adriana Stewart e Andréa Goulart. Propôs o levantamento histórico sobre a música nos períodos: Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo, Modernismo e Pós-Modernismo, com pesquisa e seleção de sons, culminando na exposição “Túnel da História da Música”, visando apreciação sonora, observação de imagens, leitura de sínteses sobre a linha do tempo de evolução da música na história da humanidade, acrescida da apreciação de réplicas de instrumentos musicais, numa dinâmica de apreciação estética e lúdica da cultura, articulação da linguagem musical com leitura de imagens e textos.

 

 

Palavras-chave: Música na Educação. Cultura Lúdica e Linguagem. Arte e Educação. 

 

Biografia do Autor

  • Elisangela Celita Gualberto, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagogia e Letras

Downloads

Publicado

2016-03-16