ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: FUNÇÕES E AÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O trabalho que este texto apresenta teve como objetivo geral a discussão acerca do estágio supervisionado no âmbito do ensino de língua portuguesa. Fez-se isso por meio de três perspectivas relativas aos papéis de cada um dos sujeitos envolvidos nesse processo, ou seja, o professor de estágio, o supervisor de estágio e o estagiário. Logo, a questão central da pesquisa foi saber quais ações ou funções cabem a estes. Longe de desejar estabelecer diretrizes taxativas para cada função, buscou-se, pela metodologia de pesquisa bibliográfica, analisar textos sobre o assunto que discutem as ações de cada instância para, em seguida, discorrer sobre os aspectos institucionais, didáticos, pedagógicos e teóricos vinculados ao tema. Dentre as respostas ao problema central, constatou-se que é de suma importância que os professores, não somente os da disciplina estágio, articulem de forma mais efetiva as demais disciplinas existentes no curso de Letras ao estágio. Quanto ao supervisor de estágio, é relevante seu diálogo constante sobre a regência, tanto com o professor da respectiva disciplina quanto com o estagiário. Por fim, a este cabe participação ativa no desenvolvimento das sequências didáticas e dos planos de ensino que irá executar.