A LINGUAGEM PARA BENVENISTE E O ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Romulo Da Silva Vargas Rodrigues Universidade Federal de Goiás image/svg+xml

Resumo

Ao elaborar a historiografia-linguística da obra de Émile Benveniste em Linguística Geral, um dos conceitos que mais chama a atenção é o conceito de linguagem. Em oposição a outros linguistas do mesmo período, Benveniste tece seu conceito a partir de uma visão ampla do que seja a linguagem, comparativamente com a língua e o discurso, contudo, restringe essa mesma visão aos aspectos verbais, excluindo daí qualquer aspecto comunicacional que não implique em formas linguísticas. O pensamento de Émile Benveniste é muito importante devido ao valor e à extensão de sua obra no tempo, a saber, Benveniste viveu de 1902 a 1976 e, portanto, produziu teoria e análise linguística nos períodos de maior relevância para a formação do pensamento em linguagem durante o século XX. O conceito de linguagem, por sua vez, teve e continua tendo relevância plena para o desenvolvimento do pensamento sobre a comunicação humana e, por conseguinte, para o ensino de línguas. Visto que da linguagem, para Benveniste, depende a própria existência do ser humano enquanto tal, sendo ela a responsável pela operação do discurso, seu pensamento nos leva a uma concepção do ensino de línguas como a própria instrumentalização do estudante para o discurso e, por conseguinte, para a História.

Biografia do Autor

  • Romulo Da Silva Vargas Rodrigues, Universidade Federal de Goiás
    Aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás; bolsista CAPES-REUNI. 
    Professor convidado da PUC-GO

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Publicado

2016-03-16