EVENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre a exigência curricular e a construção do conhecimento
Resumo
O presente artigo trata da relação entre eventos científicos e a formação de professores como dos desdobramentos do projeto de pesquisa “A gestão do conhecimento e a formação de professores: aspectos inovativos das atividades da universidade” que considera, entre outras atividades da universidade, os eventos científicos, realizados no ou pelo Campus Inhumas. O artigo discute a realização e a participação em eventos científicos e sua relevância para a formação de professores, tendo como objeto de estudo o Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira – ENFOPLE, um evento cientifico que se realiza anualmente e se caracteriza como um espaço para a divulgação dos estudos e das pesquisas realizadas na área de formação de professores de línguas estrangeiras. Foram considerados como referencial teórico os estudos de Silva (2006, 2013) e Freitas (2010, 2014, 2015) que tratam da gestão da informação/conhecimento, aplicada aos estudos da educação e formação de professores e estudiosos que tratam de eventos científicos como extensão universitária (Lacerda, 2008). Este estudo provocou uma reflexão sobre a relevância dos eventos científicos na área de formação de professores como atividade que atende à exigência curricular e contribui no processo de criação e disseminação do conhecimento.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Formação de professores. Extensão universidade.