ÁREAS DE CONVIVÊNCIA COMO ESPAÇO PARA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DAS ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE
Resumo
O presente artigo aborda um tema relacionado à abordagem transdisciplinar e tem como objetivo apresentar como as áreas de convivência podem ser entendidas como espaço para uma prática transdisciplinar das atividades da universidade. A motivação para o estudo desse tema surgiu das discussões ocorridas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação onde busca-se trabalhar de forma inter e transdisciplinar as propostas de mudanças para a Universidade. Nesse sentido, apresentamos uma breve discussão sobre sustentabilidade no ensino superior e uma discussão sobre a abordagem transdisciplinar (FREITAS, 2010; SUANNO, 2014). Em seguida, descrevemos o contexto da instituição considerada nesse estudo e a pesquisa realizada, de acordo com os pressupostos da pesquisa transdisciplinar (MORAES; VALENTE, 2008) e a descrição das áreas de convivência da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas. Por fim, apresentamos os resultados parciais que apontam para a relevância da discussão do tema no ensino superior e como as áreas de convivência contribuem para a formação de indivíduos capazes de mudar a realidade onde estão inseridos.
Palavras-chave: Transdisciplinar. Sustentabilidade. Universidade.