PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA E SEUS ALUNOS SOBRE O USO DE JOGOS NAS AULAS DE LE/INGLÊS
Resumo
Este estudo relata e discute um trabalho realizado em sala de aula de língua
estrangeira e busca suscitar e entender as percepções de uma professora e de seus alunos sobre o uso de jogos nas aulas de inglês. Pautados na teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1994, 1998), nos estudos sobre a interação (BROWN, 1994; HALL, 2001; RIVERS, 1987, entre outros), sobre a colaboração em sala de aula (FIGUEIREDO, 2001, 2006) e, também, nos construtos sobre jogos (HADFIELD, 1999; RINVOLUCRI, 1984, entre outros), buscamos o
suporte teórico para nossa pesquisa. Para isso, realizamos, em uma turma de sétimo ano da educação básica, em uma escola pública, uma investigação qualitativa em que gravamos em áudio as interações dos alunos durante a realização de atividades em que envolviam os jogos, observamos as aulas, entrevistamos os participantes e a professora para obtermos as
percepções desses participantes sobre como o uso dos jogos puderam ou não colaborar com o processo de ensino e aprendizagem do idioma.