ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA TEORIA E PRÁTICA: uma visão crítica e reflexiva
Resumo
Visando que o ser humano tem como base em sua formação valores e princípios, este artigo tem como intuito mostrar a importância do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II, refletindo sobre a aquisição de saberes teóricos, metodológicos e práticos, como uma forma de aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem. Sabe-se que o estágio é o momento no qual a capacidade do aluno estagiário é notada e avaliada por seu professor. Esta pesquisa oferece ao estagiário um contato direto com a real situação do ambiente escolar, embasado em teóricos como Antunes (2003), Bortoni-Ricardo (2010), Ferrarezi (2015), Dolz e Schnewly (2004) e Pimenta (2012), bem como os requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Tendo o intuito de refletir sobre a formação do estagiário enquanto profissional critico e reflexivo perante o papel do professor, perante a aprendizagem do educando. Neste contexto, o presente artigo discute questões ligadas as etapas do estágio, desde a Docência-Participativa, Projetos ou Oficinas, Regência, Produção Acadêmica e Orientação Didático Pedagógica, bem como a contribuição destas para a formação docente. Perante tais pressupostos espera-se com este trabalho auxiliar futuros discentes no período do Estágio. Por tanto, esta pesquisa usa como metodologia a pesquisa bibliográfica em teóricos que discorram sobre o tema e de campo, no qual o estagiário tem contato com a escola para fazer suas observações e regências.