PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E CRENÇAS DE PROFESSORES: a correção escrita em Língua Inglesa

Autores

  • Fernanda Rocha Bomfim UEG

Resumo

Alternativas que favoreçam o processo de ensino de escrita de Língua Inglesa são necessárias, tendo em vista as dificuldades enfrentadas por professores de escolas públicas de 6º a 9º anos do ensino fundamental. Existem muitos aspectos que contribuem para a aquisição de um idioma e dentre estes estão os fatores afetivos presentes nas ações pedagógicas que influenciam ou não o processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido o feedback corretivo se torna um dos mecanismos que pode ser utilizado tendo em vista a perspectiva sociocultural da aprendizagem de Vigotsky. Ele encontra-se como uma opção precisa, figurando não como característica de correção, mas sim como uma possibilidade de provocar uma reação no aprendiz, fazendo com que o mesmo perceba seus erros e possa corrigi-los. Assim se pauta a presente pesquisa em compreender como se dá o processo de feedback corretivo da escrita em Língua Inglesa, em salas de aula de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública do estado de Goiás, na intenção de observar as relações de crenças dos professores e a influência dos fatores afetivos no processo de ensino aprendizagem de um idioma. A realização do estudo se alicerça em pesquisa bibliográfica e de campo, observando situações voltadas ao ensino de línguas com teórico que propõem discussões aos assuntos previamente citados. Dentre os quais se destacam: Francisco José Quaresma Figueiredo, Vilson J. Leffa, Joceli Rocha Lima, Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva, Vigotsky entre outros.

Biografia do Autor

  • Fernanda Rocha Bomfim, UEG

    Possui Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC-GO (2012), graduação em Letras - UEG - Câmpus Jussara (2006), especialização em Língua Inglesa pela Universidade de Montes Belos. Desde 2012 é coordenadora do curso de Letras da UEG - Câmpus Jussara e professora de Língua Inglesa do Colégio Objetivo.Tem experiência na área de Letras com ênfase no ensino de língua estrageira (Inglês), atuando na área de ensino e aprendizagem. Tem experiência na área de Literatura voltada para o estudo das Teorias da Tradução e Crítica Literária. Possui cursos de Inglês segunda Língua (ESL) pela Harvard University School (Boston - MA), Stoughton High School (Stoughton - MA) e Massassoit College (Brockton - MA). Atualmente é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras desde 2014, membro atuante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Estágio Supervisionado - GEPES/JUS e participante do comitê local de acompanhamento de bolsas da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara.

     

Downloads

Publicado

2017-01-30