TEORIA E PRÁTICA: uma relação fundamental para o estágio
Resumo
A presente pesquisa é desenvolvida para o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II e têm como proposta apresentar a importância da relação de teoria e prática para etapas do estágio bem como para formação do docente. Este é um tema complexo e requer reflexão por parte dos alunos estagiários e professores em exercício de sua formação. Nessa perspectiva, entende-se que teoria e prática são relevantes e indissociáveis, ambos considerados como suporte fundamental no desempenho da práxis no processo de ensino-aprendizagem. Diante de tais pressupostos, o objetivo desse artigo é investigar a relação de teoria e prática e quais contribuições que ambos podem ofertar ao aluno em formação e o docente em exercício. O trabalho baseia-se em referências bibliográficas e pesquisa ação com embasamento teórico em Antunes (2003), Pimenta e Lima (2012), Borelli e Pessoa (2011), Zabala (1998) e PCN (1998) dentre outros que abarcam essa temática. Portanto, espera-se que os futuros leitores dessa pesquisa percebam a importância da relação de teoria e prática que deve ser visto como suportes didáticos voltados ao ensino no qual traz à tona múltiplos olhares e reflexões em que faz-se necessário percepções aos acadêmicos e professores, e isso auxiliará na realidade cotidiana nos mais variados contextos no âmbito escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio. Docência. Teoria e prática.