O ENSINO DO SUJEITO GRAMATICAL NA AULA DE PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM PAUTADA NOS EIXOS USO E REFLEXÃO

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Resumo

Este estudo buscou compreender a ausência/preenchimento do sujeito gramatical na produção escrita de alunos do ensino fundamental de uma escola de Goiânia-Goiás. Realizamos uma explicação sobre o conceito de Sujeito Nulo, cuja nomenclatura da Gramática Normativa é Sujeito Oculto. Para a análise do Sujeito Nulo nos textos escritos, tivemos como fundamentação teórica os pressupostos do Programa de Investigação da Gramática Gerativa, mais precisamente a Teoria de Princípios & Parâmetros da Gramática Universal proposta por Noam Chomsky, uma vez que essa teoria propõe a existência do Parâmetro do Sujeito Nulo. Em um primeiro momento, refletimos sobre as orientações dos Parâmetros Nacionais Curriculares, mais especificamente sobre os eixos uso e reflexão. Assim, consideramos o ensino reflexivo da gramática e discutimos sobre as atividades discursivas. Posteriormente, consideramos os procedimentos da prática de análise linguística sugeridos pelos PCNs, para a construção do conhecimento linguístico em relação ao Sujeito Oculto como elemento coesivo nos textos. Neste estudo, recorremos à concepção de linguagem defendida por Geraldi. O estudo caminhou para a explicitação do papel da escola no ensino de língua materna, por isso estabeleceu a relação entre aquisição da linguagem e aprendizagem e buscou enfatizar a importância das práticas uso e reflexão nas aulas de português. 

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Publicado

2017-01-30