AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Evandro Rosa de Araújo UEG

Resumo

O presente artigo nasce da observação feita no contexto de sala de aula de ensino de Língua Inglesa, assim como da leitura de teóricos como Collie & Slater (2002), Showalter (2000), Harmer (1994) e outros que pesquisam o uso de Literatura no Ensino de Línguas. A literatura possui uma linguagem pluralizada, metafórica que exigedo aluno um esforço maior, que vai além da mera decodificação dos vocábulos e análise gramatical da frase.  Muitas vezes, os textos presentes nos manuais de Ensino de Línguas são bastante artificiais, não conseguindo colocar o aluno perante àverdadeira plurissignificação discursiva da língua da qualestá estudando. Por isso, textos literários como poesias, contos e até mesmo narrativas maiores como romancespodem levar o educando a entender a complexidade da língua e saber, a partir disso, que estudar um segundo idioma vai além do domínio das quatro habilidades de falar, ouvir, ler e escrever priorizadas por muitos professores de línguas. Certos elementos como rima, ritmo, linguagem figurada e outros podem despertar no aluno um desejo maior de aprender o idioma não somente para fins científicos, mas para a comunicação despojada que é amplamente explorada pela literatura, que é a representação do real circundante. A pesquisa é relevante na medida que aguça no educador o desejo de diversificar sua prática educativa, assim como despertar no educando novas possibilidades de estudar a língua Inglesa.

 

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Língua Inglesa. Ensino.  

Downloads

Publicado

2017-01-30