REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LEITURA: uma experiência com o PIBID

Autores

  • Cleonice Maria Cruz de Oliveira UEG

Resumo

O presente estudo aborda a questão da mediação pedagógica nas aulas de leitura, utilizando protocolos de leitura. Tem como objetivo refletir sobre as estratégias utilizadas pelos professores, nos momentos de monitoria dos licenciandos bolsistas na escola campo, e a utilização de protocolos de leitura, em diversos gêneros textuais, no ensino fundamental anos finais e ensino médio, tanto pelos alunos bolsistas quanto pelo professor supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid.  Os fundamentos teóricos estão alicerçados em Solé (1998), Rojo (2009),  Bortoni-Ricado (2010; 2012). Os protocolos de leitura abordam gêneros textuais como: crônica, conto, reportagem, fatura, nota fiscal, memórias, editorial, anúncio e propaganda. Entende-se que a mediação pedagógica no ato da leitura faz a diferença na compreensão textual pelos alunos.  Os resultados observados são positivos tanto para os licenciandos quanto para os alunos da educação básica. Outras contribuições são para com os estagiários do curso de Letras que tem se utilizado desta proposta na escola campo, nos momentos de estágio supervisionado.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mediação Pedagógica. Protocolos de Leitura. Letramento. 

 

Biografia do Autor

  • Cleonice Maria Cruz de Oliveira, UEG
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (2000). Especialização em Administração Educacional e Literatura Brasileira. Mestre em Educação Brasileira pela UFG/FE ( 2011), pesquisadora do tema Letramento.   Professora efetiva da  Secretaria Estadual da Educação com experiência em coordenação pedagógica, direção de Núcleo Pedagógico e formação de professores. Professora e coordenadora de grupo de estudos de professores alfabetizadores (de 2003 a 2005). Na  Universidade Estadual de Goias - campus de Jussara, atuou como  professora da disciplina Políticas Educacionais e  coordenadora de Estágio Supervisionado num período de quatro anos (2005 a 2009) em regime de Contrato Temporário. Em 2012, após curso público e posse, passou a atuar como Professora efetiva da UEG, lotada no campus de Jussara. Desde 2012 é docente nos cursos de Licenciatura em Letras, História e Matemática com disciplinas Literatura Infanto-juvenil, Políticas Educacionais, História da Educação, Gestão Escolar e Currículo da Educação Básica e Teoria Social da Educação. Em 2013 e 2014 exerceu a função de Coordenadora de Estágio no curso de Letras. É Coordenadora de Área de Pibid desde 2012 com o subprojeto " Formação de Professores na Perspectiva do Letramento" no curso de Letras. Professora na pós-graduação com a disciplina Docência no Ensino Superior. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras. Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. Diretora Interina da UEG Campus Jussara em 2015. Membro e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estágio Supervisionado-GEPES/JUS da UEG Campus Jussara.

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Publicado

2017-01-30