REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LEITURA: uma experiência com o PIBID
Resumo
O presente estudo aborda a questão da mediação pedagógica nas aulas de leitura, utilizando protocolos de leitura. Tem como objetivo refletir sobre as estratégias utilizadas pelos professores, nos momentos de monitoria dos licenciandos bolsistas na escola campo, e a utilização de protocolos de leitura, em diversos gêneros textuais, no ensino fundamental anos finais e ensino médio, tanto pelos alunos bolsistas quanto pelo professor supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Os fundamentos teóricos estão alicerçados em Solé (1998), Rojo (2009), Bortoni-Ricado (2010; 2012). Os protocolos de leitura abordam gêneros textuais como: crônica, conto, reportagem, fatura, nota fiscal, memórias, editorial, anúncio e propaganda. Entende-se que a mediação pedagógica no ato da leitura faz a diferença na compreensão textual pelos alunos. Os resultados observados são positivos tanto para os licenciandos quanto para os alunos da educação básica. Outras contribuições são para com os estagiários do curso de Letras que tem se utilizado desta proposta na escola campo, nos momentos de estágio supervisionado.
PALAVRAS-CHAVE: Mediação Pedagógica. Protocolos de Leitura. Letramento.