A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)

Autores

  • Ylane Costa Bezerra Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Joice Silva Matos Mendonça Muniz Universidade Estadual de Goiás - UEG

Resumo

Essa pesquisa tem como objeto de estudo os cursos de pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A exigência atual da universidade é a de cumprir com o seu dever de desenvolvimento socioeconômico para a região em que se encontra instalada e, os cursos de pós-graduação podem expandir a qualificação dos profissionais da educação. A proposta é conhecer a história e evolução dos cursos de pós-graduação oferecidos pela UEG, e compreender a articulação que é promovida por estes cursos com o desenvolvimento social e econômico da comunidade local. E ainda, verificar se os cursos de pós-graduação da UEG estão relacionados diretamente à formação continuada de professores, para analisar de que maneira estes cursos promovem a produção e reprodução do conhecimento. A pesquisa é de caráter qualitativa acompanhado de uma pesquisa de campo. Espera-se obter, o nível de produção intelectual dos cursos de pós-graduação – Lato-Sensu e Stricto-Sensu – da UEG, tornando possível a verificação do avanço das atividades de pesquisa na instituição pesquisada, bem como uma profunda compreensão acerca da interação entre a universidade e o desenvolvimento regional. 

Biografia do Autor

  • Ylane Costa Bezerra, Universidade Estadual de Goiás - UEG
    Graduanda de Pedagogia do Câmpus Inhumas - UEG
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ/PPED/UEG, 2014) e Pós-doutora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS, 1998) e em Avaliação Institucional (UEG/GO, 2005). Graduada em Pedagogia (PUC-GO, 1988).Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia e docente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) da UEG. Experiência na área de Educação e pesquisadora dos temas: políticas públicas, políticas educacionais, formação de professores.
  • Joice Silva Matos Mendonça Muniz, Universidade Estadual de Goiás - UEG
    Graduanda de Pedagogia do Câmpus Inhumas - UEG

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-01-30