A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)
Resumo
Essa pesquisa tem como objeto de estudo os cursos de pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A exigência atual da universidade é a de cumprir com o seu dever de desenvolvimento socioeconômico para a região em que se encontra instalada e, os cursos de pós-graduação podem expandir a qualificação dos profissionais da educação. A proposta é conhecer a história e evolução dos cursos de pós-graduação oferecidos pela UEG, e compreender a articulação que é promovida por estes cursos com o desenvolvimento social e econômico da comunidade local. E ainda, verificar se os cursos de pós-graduação da UEG estão relacionados diretamente à formação continuada de professores, para analisar de que maneira estes cursos promovem a produção e reprodução do conhecimento. A pesquisa é de caráter qualitativa acompanhado de uma pesquisa de campo. Espera-se obter, o nível de produção intelectual dos cursos de pós-graduação – Lato-Sensu e Stricto-Sensu – da UEG, tornando possível a verificação do avanço das atividades de pesquisa na instituição pesquisada, bem como uma profunda compreensão acerca da interação entre a universidade e o desenvolvimento regional.