COTEJO DE ABORDAGENS DE ENSINO: A DO PROFESSOR SURDO E A DO PROFESSOR OUVINTE DE LIBRAS

Autores

  • Newton Rocha Nogueira Instituto Federal de Goiás - IFG

Resumo

O ensino de línguas de Sinais é igualmente coberto por teorias de ensino e aquisição de línguas como quaisquer outras de sinais ou oro-auditivas. No que se refere ao ensino e aprendizagem de línguas, cada professor e cada aprendiz age motivado por uma visão desses processos e do que lhes parece ser língua, mesmo que de forma inconsciente, plasmada numa abordagem. Os elementos norteadores que definem as duas grandes abordagens de ensino de línguas são: uma estrutural e outra comunicativa (GESSER, 2010). Existe na configuração da abordagem de ensino do professor surdo de língua de sinais uma correspondência com abordagem de segundas línguas oro-auditivas? Há especificidades a serem levadas em conta? Como oportunizar um intercâmbio entre os alunos ouvintes com as especificidades culturais da comunidade surda? Nesse sentido, quais seriam esses valores? O professor ouvinte com sua abordagem pode proporcionar aos estudantes um “ambiente surdo” ou similar relevante? O presente estudo consiste em estudos de caso, analisando a abordagem de ensino do professor surdo e outra do professor ouvinte alinhados com o paradigma de pesquisa qualitativa aplicada, de acordo com Serrano (1998). Em analogia com um professor de língua estrangeira, os resultados mostram que independente do profissional ser nativo ou não na língua, (surdo ou ouvintes) estes, são carregados de ideias que vão ao encontro de alguma abordagem, pois, em termos linguísticos há nativos que dominam uma língua sem a conhecer conscientemente sua gramática e por outro lado, não nativos que dominam tanto a língua, bem como a gramática. 

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Publicado

2017-01-30