AS CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS LITERÁRIAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO LETRADO

Autores

  • Mayra Samella Gomes Silva UEG

Resumo

O presente texto e reflexões sobre a dificuldade na produção textual dos discentes do Ensino Fundamental anos finais e ensino médio -, partiu de depoimentos de professores da educação básica e da vivência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em sala de aula, nas correções de atividades cotidianas na escola, e nos resultados das avaliações externas comentadas pelos professores. O estudo e produção de narrativa literária foi realizado pelo mesmo grupo, subsidiado pela coordenação, com embasamento teórico em Geraldi (2008), Bortoni-Ricardo (2012); Ferrarezi Jr; Carvalho (2015). Pretendeu-se vivenciar com a equipe a produção e análise de narrativa literária, destacando os elementos e a estrutura, para servir de subsídio aos acadêmicos na prática de sala de aula, em atividades de produção de texto. A prática da produção dessas narrativas em sala na educação básica serviu de material de análise para a equipe. Pode-se perceber que a produção de narrativa literária, a partir da proposta de mediação pedagógica, pode contribuir para a ampliação da competência escritora dos pibidianos, mas também dos alunos da educação básica.

                                                                                    

PALAVRAS-CHAVE: Produção textual. Mediação pedagógica. Narrativa literária.

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Publicado

2017-01-30