O VIÉS DISCURSIVO DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
Resumo
O trabalho versa acerca de uma investigação da discursividade averiguada na cadeia textual documental, compreendida como discursos materializados que norteiam e definem o ensino técnico, estabelecendo o ensino de Língua Portuguesa dentro do ensino tecnicista, observando quais os paradigmas que norteadores do ensino de LP na ordem do discurso de ensino técnico ofertada pelo Instituto Federal Goiano. Os pressupostos teóricos de Foucault (1999) discorrem sobre os processos de exclusão e os mecanismos de estruturação do saber como forma de manter o controle social, assim, pensar os gêneros que estabilizam as práticas sociais como discursos constituídos sob a forma de documentos oficiais que regulamentam o ensino técnico e analisar a estruturação e objetivação do ensino de língua portuguesa na prática do ensino técnico, sob a ótica desses postulados significa buscar compreender como os enunciados de tais discursos abordam as concepções de língua portuguesa, como propõem a efetivação do ensino dessa disciplina e se há uma adequação do ensino de língua portuguesa para que culminem nos objetivos propostos de um curso técnico. Como essa modalidade de ensino tem se expandido no país, e estabelece uma intrínseca relação com o social utilizou-se ainda a metodologia de análise do discurso desenvolvida por Fairclough (2001), levando em consideração que este discurso de ensino técnico, foi concebido a partir de questões de mudança social e cultural que permitiram sua fomentação. Portanto, essa pesquisa objetivou compreender se o ensino de Língua Portuguesa no âmbito técnico atua como colaborador para que os sujeitos se tornem reflexivos e críticos.Downloads
Publicado
2017-01-30