O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Mayra Samella Gomes Silva UEG

Resumo

Resumo: O presente artigo tem o intuito de discutir questões que envolvem o ensino de leitura e escrita na escola pública, em que usa para dar suporte a esse estudo apresenta-se o conceito de “ensinagem” defendido por Anastasiou (2015). O artigo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, justamente por ser um estudo que está em fase de investigação. Mediante isso, o estudo tem como proposta apresentar as etapas de investigação do levantamento bibliográfico percorrido atrás da informação desejada até o presente momento. Para tanto, o estudo apresenta visões e apontamentos de estudiosos dessa área de conhecimento, pontuando a necessidade de desenvolver projetos pedagógicos que partam do interesse de apreender do aluno, no qual o mesmo seja colocado como sujeito do processo de ensinar-aprender na sala de aula. A princípio, o estudo teórico é embasado em Geraldi (2006), Antunes (2010), Anastasiou (2015), Coelho; Palomanes (2016), bem como nos pré-requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Pressupostos teóricos que abordam metodologias, estratégias e discussões sobre o ensino de leitura e escrita desenvolvidas em escolas públicas, promovendo reflexões teóricas e práticas sobre como ajudar os alunos a compreenderem essas práticas em situações reais de uso.

 

Palavras-chave: Ensino. Leitura e Escrita. Pedagogia de projetos.

Biografia do Autor

  • Mayra Samella Gomes Silva, UEG
    Graduanda em Letras

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Publicado

2017-01-30