GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDATICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: representações do uso público e social da linguagem

Autores

  • Leidiane Rodrigues Silva UEG

Resumo

RESUMO: De acordo com Geraldi (2015) o deslocamento para a centralidade no texto se faz, entre nós, inicialmente sob o amparo das teorias da comunicação. Antes deste tempo o texto estava na escola muito mais como objeto de uma oralização (e também do exercício de memorização). Ou da leitura silenciosa e individual, do que como objeto de estudo e compreensão. A pesquisa tem o intuito de analisar as propostas de ensino dos gêneros, tendo como corpus a coletânea Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2015), apresentando um inventário da diversidade dos gêneros textuais que estavam presentes na coleção e a recorrência de cada um deles. Mediante isso, o presente estudo vê que o ensino de uma língua não pode, neste sentido, deixar de considerar como, se fosse não pertinente os diferentes usos público e social da língua, pois os processos interlocutivos se dão no interior com das instituições de uma dada formação social. A metodologia é de caráter bibliográfico, com foco nos métodos qualitativo e quantitativo. Com base nisso, o estudo se fundamenta em teóricos como: Lopis-Rossi (2011), Bronckart (2001), Bakhtin (1995-2011), Schneuwly e Dolz (2004) e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), referenciais que abordam diferentes perspectivas sobre o ensino de Língua Portuguesa, no universo escolar e social como uma forma de refletir sobre o uso da linguagem na sala de aula e no ambiente social.

 

Palavras-chave: Texto. Gêneros. Livro didático.

Biografia do Autor

  • Leidiane Rodrigues Silva, UEG
    Graduanda em Letras

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Publicado

2017-01-30