A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ACADÊMICA, PROCESSUAL E ORGÂNICA: um diálogo em cursos de formação docente
Resumo
Este trabalho é reflexo de uma pesquisa de doutorado em educação pela Universidade de Brasília e compõe as discussões do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. O objeto de estudo da investigação é sobre a formação docente delimitada nas ações extensionistas vinculadas ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. Para a realização da empiria se torna inquestionável uma discussão bibliográfica em relação a extensão universitária. Com essa configuração, intentamos nesse trabalho a discussão da historicidade, da legalização e das concepções de extensão universitária no Brasil. Para tanto, nos valemos de autores como Reis (1996), Jezine (2004), Silva (2000) e outros, bem como de Documentos legais como a Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação, Plano Nacional de Extensão Universitária e outros. Os cursos de formação docente precisam debater sobre a temática da extensão universitária, visto que afeta diretamente seu processo formativo pela curricularização e pelas experiências em outros espaços formativos.