PERCEPÇÕES DE YOUTUBERS SOBRE O ERRO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Guido de Oliveira Carvalho Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar como os erros na aprendizagem de língua inglesa são percebidos por youtubers. Esta pesquisa se filia à abordagem qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa documental, considerando os vídeos públicos postados em uma rede social como documentos. Os dados consistiram de vídeos do site do Youtube que abordassem os erros na aprendizagem de língua inglesa no período de seis meses (13/08/2016 a 13/02/2017). O referencial teórico buscou textos que discutissem as visões sobre o erro na aprendizagem de línguas estrangeiras (BURT; KRASHEN, 1982; EDGE, 1989; ELLIS, 1997; BROWN, 2000; FIGUEIREDO, 2015; por exemplo) e o uso da internet na aprendizagem de línguas (CARNIN; MACAGNAN; KURTZ, 2008; BARTON; LEE, 2015; LEFFA, 2016). Quanto aos tipos de erros focalizados pelos youtubers, estes se concentram em três categorias: erros gramaticais, erros de pronúncia e erros de vocabulário. Os youtubers se preocupam em apresentar e resolver erros que possam dificultar a comunicação de quem está aprendendo inglês. Quanto às quais concepções teóricas os erros abordados pelos youtubers e suas explicações, percebe-se que o principal foco são os erros que advêm da influência da língua materna, ou seja, a interferência da L1. Além disso, eles destacam que o falante nativo também comete erros e que os erros fazem parte do processo de aprendizagem. A questão do erro continua presente e inquietante na aprendizagem de línguas, entretanto, um novo contexto veio somar-se a ao ensino-aprendizagem de línguas: as novas tecnologias trouxeram o ambiente da internet para dentro dos lares como fonte de textos, áudio e vídeos e a possibilidade de os aprendizes refletirem sobre as línguas e também assumirem o papel de professores.

 

Palavras-chave: ensino-aprendizagem de língua inglesa. Erros. Youtube

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS