O ESTILO DE APRENDIZAGEM E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: uma experiência no Ensino Superior
Palavras-chave:
Estilos de Aprendizagem. Modalidades de Aprendizagem. Aprendizagem SignificativaResumo
Este projeto de pesquisa vincula-se ao GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores eInterdisciplinaridade, da Universidade Estadual de Goiás, Campus de São Luís de Montes Belos. Otema central é a aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa pode ser viabilizada se levarem conta além dos subsunçores dos alunos também o estilo de aprendizagem ou modalidades deaprendizagem. Barros (2012) apresenta que os estilos de aprendizagem são: ativo, reflexivo, teórico epragmático. Santos (2009) apresenta que as modaldiade de aprendizagem são: auditiva, visual ecinestésica. Ausubbel (1982) defende a teoria da aprendizagem significativa levando em conta ossubsunçores, o uso de mapas conceituais e as variadas metodologias com base nos estilos oumodalidades de aprendizagem. Para tal discussão elegeu-se como problema “Quais as contribuiçõesda aplicabilidade das metodologoias das teorias do estilo de aprendizagem de Barros e daaprendizagem significativa de Ausubel?”. Como objetivo geral intenta-se apresentar as contribuições daaplicabilidade das metodologias do estilo de aprendizagem de Barros e da aprendizagem significativade Ausubel. Para alcançar o objetivo geral organizou-se objetivos específicos, tais como: discursarsobre a teoria do estilo de aprendizagem e da aprendizagem significativa; apresentar convergênciasentre as teorias; analisar as convergências das teorias nos textos de Maquiavel e Rousseau, discutir aaplicabilidade das teorias em crianças disléxicas; analisar a metologia do uso de filmes na sala de aulamediante as teorias, analiisar a aplicabilidade das teorias no ensino superior. O método que nortearáesta pesquisa é o Materialismo Histórico-Dialético que prima pela historicidade e crítica. Como apesquisa é qualitativa, valer-se-á da análise bibliográfica em autores como Barros (2012), Ausubel(1982), Santos (2009), Kochhann e Moraes (2014) entre outros. Também valer-se-á da pesquisa decampo com diário de bordo de observação no ensino superior, com aplicação de questionário adocentes que trabalham com criança disléxica, análise das atividades do grupo de extensão sobrecinema e educação e outras metodologias necessárias que possam surgir durante o desenvolvimentodo projeto. Este projeto se efetiva em quatro subprojetos de pesquisa. Intenta-se com esta pesquisaalém da produção do artigo, a defesa de trabalhos de conclusão de curso sendo três em 2015 e um em2016. Intenta-se também a participação em eventos científicos e divulgação de trabalhos em revistasespecializadas. Este projeto de pesquisa foi elaborado a partir de reflexões advindas do projeto deextensão “Conhecendo a aprendizagem significativa de David Ausubel”.Downloads
Publicado
2015-11-16