CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES LETRADOS
Autores
Aldelícia Batista dos Santos
Ana Paula da Silva
Anyhere Morais S. Soares
Elaine Divina G.. da Rocha
Fernanda Delfino Oliveira
Giselly Ribeiro da Silva
Highor Mariano dos S. Ferreira
Juscélia C. Siqueira
Magna Maria de Jesus Bueno
Máyra Samella G. Silva
Nayara Abreu de Carvalho
Cleonice Maria Cruz de Oliveira
Geni Maria da Silva
Resumo
Este trabalho é parte dos estudos realizados com os alunos no PIBID, do curso de Letras em 2015, com o subprojeto “Formação de Professores na Perspectiva do Letramento”, que vem sendo desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás, Campus Jussara, sobre pedagogia da leitura, na perspectiva do letramento. O estudo sobre leitura e escrita, visando à ampliação do letramento, vem alicerçando o trabalho de pesquisa sobre prática docente. O trabalho do PIBID visa, também, a elaboração de material didático para aulas de leitura, na perspectiva de ler para aprender a ler e interpretar. Nesta perspectiva, o professor passa a ser tutor dos alunos, no antes, durante e depois da leitura, de forma compartilhada, utilizando, para isto, a didática do protocolo de leitura. O estudo é bibliográfico, com análise de protocolos de leitura, elaboração e aplicação em sala de aula de novos protocolos, de variados gêneros textual e avaliação dos resultados alcançados. O estudo está embasado teoricamente em Solé (1998); Bertoni-Ricardo et ali (2010); Freire (1996; 2005); Kleiman(1995); Oliveira (2011); Rojo (2009); Soares (2004; 2006); Schneuwly e Dolz (2004). Os resultados são parciais, mas já apontam pontos positivos na formação do professor, visando uma prática de leitura com compreensão por parte dos alunos.