IDENTIDADE DO PROFESSOR ENFERMEIRO: ANALISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Júlio César Coelho do Nascimento Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Sabe-se que o ensino nos cursos superiores no Brasil predomina na formação universitária é a lógica tecnicista que visa o saber fazer. No entanto, em meio às mudanças dos paradigmas educacionais, o curso de enfermagem, assim como os demais cursos da área da saúde se depara com a falta de professores com formação pedagógica. Objetivo: Partindo deste pressuposto, o objetivo deste estudo foi analisar a identidade e a prática pedagógica do enfermeiro professor aplicada ao ensino superior. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico com análise integrativa. Os dados foram obtidos através da busca na base de dados virtuais BVS-Bireme. Como critérios de inclusão foram incluso: todas as produções científicas indexadas na base de dados mencionada anteriormente em língua inglesa, espanhola e portuguesa publicadas no período de 2010 a 2015 e disponíveis na íntegra via on-line. Os descritores utilizados foram: professor and enfermeiro and educação em enfermagem. Resultados: Depois de aplicado os critérios de inclusão, foram encontrados 9 artigos direcionados a temática do estudo em questão. Através da análise dos dados identificou a necessidade de uma educação que possibilite o desenvolvimento contínuo dos alunos em âmbito profissional e pessoal. Torna-se necessário a busca de uma prática docente que possibilite aos alunos desenvolverem um pensamento reflexivo através da valorização da criatividade, da reflexão e participação, condições indispensáveis para a inserção social.

Biografia do Autor

  • Júlio César Coelho do Nascimento, Universidade Estadual de Goiás

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples