APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: discussões sobre suas contribuições metodológicas para a sala de aula
Autores
Douglas Correia dos Santos
Universidade Estadual de Goiás
Natalia Ribeiro Teixeira
Andréa Kochhann
Resumo
Este resumo é reflexo do projeto de pesquisa “Aprendizagem Significativa e a Filosofia como Contribuição para a Construção da Autonomia” e do projeto de extensão “Conhecendo a aprendizagem significativa de David Ausubel” da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus São Luís de Montes Belos, vinculada ao GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. A base teórica é David Ausubel e a metodologia principal é a revisão bibliográfica. O principal objetivo destes projetos é discutir como a teoria da “Aprendizagem Significativa” pode auxiliar o professor em sala de aula em sua metodologia. Para tal compreensão são realizados estudos teóricos sobre a teoria, palestras, mesas redondas, minicursos e outras metodologias que possibilitam um amadurecimento teórico. Também foi realizado um mapeamento das aulas de História da Educação, no 4º período, do Curso de Pedagogia, da UEG do Câmpus São Luís de Montes Belos, identificando se os métodos utilizados pela professora, da teoria de Ausubel, propiciavam uma aprendizagem significativa, no olhar dos acadêmicos. Ao final do mapeamento realizou-se um questionário com os acadêmicos. Dentre os 14 questionários respondidos em dupla, apenas um não foi respondido. Dos 13 questionários, 11 afirmaram que a metodologia foi significativa e proporcionou um bom aprendizado. Dos 13 questionários, 2 afirmaram que a metodologia era muito complexa, mas que conseguiram entender qual era o objetivo da professora, que seria a produção do conhecimento. Pode-se concluir que a aprendizagem significativa de David Ausubel pode ser efetivada, nesta turma e alcançado o objetivo da professora e da disciplina.
Biografia do Autor
Douglas Correia dos Santos, Universidade Estadual de Goiás