DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: algumas considerações teóricas

Autores

  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás
  • Ândrea Carla Moraes
  • Andressa Teixeira Pessoa
  • Samuel Pedro Gonzaga

Resumo

A discussão desse trabalho é sobre uma didática e prática de ensino que favoreça a aprendizagem significativa tendo a pesquisa como via propulsora da formação e atuação do professor. Essa discussão compõe o GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, vinculado a UEG Câmpus São Luis de Montes Belos.Para A escrita do trabalho partiu da análise bibliográfica de três livros, no intuito de fazer uma aproximação entre elas. O livro “Rumo a uma nova Didática” de Candau discute a necessidade de mudança nas práticas de ensino embasadas anteriormente na didática instrumental para uma didática fundamental, a qual deve valorizar a multidimensionalidade do ser humano. O livro “Aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel” de Kochhann e Moraes aborda os conceitos, as metodologias, o planejamento e as possibilidades de efetivar uma aprendizagem que pode ser chamada de significativa, bem como as dificuldades que o professor enfrenta na realização do seu trabalho pedagógico. O livro “Pesquisa: princípio educativo e científico” de Demo aborda a importância da pesquisa tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, afirmando que a aprendizagem se efetiva quando há elaboração com as próprias mãos e para isso é necessário uma prática de ensino que valorize a pesquisa. Esta escrita surgiu após debates na aula de Didática e pelo WhatsApp com os componentes do GEFOPI.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás

  • Ândrea Carla Moraes
  • Andressa Teixeira Pessoa
  • Samuel Pedro Gonzaga

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples