HUMOR E CRITICIDADE NO GÊNERO TEXTUAL CHARGES

Autores

  • Fernanda Rocha Bonfim Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Diante das constantes discussões sobre gêneros textuais e a inclusão dos mesmos no currículo escolar, o ensino tem como foco principal os diversos tipos de textos, sejam eles orais ou escritos. Não mais se enfatiza o ensino tradicional da gramática, pois tendo como base o texto a gramática é ensinada dentro deste, ou seja, no uso prático da língua. Dessa forma, objetiva se desenvolve competências e habilidades linguísticas no aluno e não somente torná-lo um depositário de regras vazias. Partindo desta premissa este trabalho analisou como se dá a abordagem do gênero charge s no ensino de língua portuguesa, gênero este que se faz presente no nosso dia a dia. A metodologia se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica, que teve como corpus de análise a coleção de livros didáticos referentes ao Ensino Médio, Novas Palavras(2010), na qual se levou em conta a análise crítica dos alunos; contou também com uma proposta de trabalho no modelo de uma sequência didática do gênero em estudo, explorando todos os elementos que devem ser trabalhados dentro das charges de modo a propiciar a compreensão dos alunos. Para tanto foram usados alguns teóricos que tratam do assunto como: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008),Rojo (2005)entre outros. Esta pesquisa fez-se relevante para refletir sobre a importância das charges, de modo a destacar suas características, demonstrar sua função social, bem como discutir seu uso em sala de aula uma vez que ela desperta criticidade e possibilita ao aluno desenvolver-se enquanto falante que atua em sociedade.

Biografia do Autor

  • Fernanda Rocha Bonfim, Universidade Estadual de Goiás

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples