A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: uma abordagem sob a perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon
Autores
Vanessa Amélia da Silva Rocha
Universidade Estadual de Goiás
Andréa Kochhann
Resumo
Este artigo nasceu da necessidade de discutir o papel da afetividade (sentimentos, afetos e emoções) no processo de ensino e aprendizagem levando em consideração as fases do desenvolvimento humano, as funções psicológicas superiores e elementares e as ações que moldam o funcionamento intelectual do ser humano, suas capacidades biológicas e as interações com o meio ambiente, envolvendo a tríade professor, aluno e conteúdo. Essa temática é necessária ser estudada nos cursos de formação de professores, visto que subsidiam sua prática pedagógica. Questões didáticas e psicológicas devem fundamentar a formação de professores, além da teórica de sua área específica. Para tanto, discutiu-se a afetividade, a partir da literatura, na perspectiva de Jean Piaget, Lev S Vygotsky e Henri Wallon. Considerando o afetivo e o cognitivo na formação do aluno como um todo, trabalhando assim a educação afetiva, procurando motivações educacionais e sucesso no processo ensino-aprendizagem. Nesse viés, apresentar-se-á a teoria dos autores citados, aprofundando na questão do processo de afetividade para a aprendizagem como intuito de compor uma pesquisa nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e também um trabalho monográfico. A discussão compõe o GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, do Câmpus Jussara.
Biografia do Autor
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Universidade Estadual de Goiás
Graduanda pela Universidade Estadual de Goiás (2014 - 2017), no curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Jussara. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e componente do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade - GEFOPI. Tem experiência na área de Matemática atuando como auxiliar do professor de matemática no Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos.