O DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO ALUNO DE LETRAS

Autores

  • Luciene Borges de Aragão Unidade Universitária de Inhumas
  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima UEG

Palavras-chave:

Discurso. Ensino. Língua Portuguesa. Inovação.

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade maior analisar o discurso pedagógico do professor de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Goiás. Considerando os postulados teóricos da Análise do Discurso francesa, objetivamos produzir uma reflexão sobre a formação do aluno de Letras, futuro profissional do ensino de Língua Portuguesa, como forma de refletir sobre a formação dos sujeitos, a partir do entrecruzamento entre o discurso pedagógico institucional da universidade e as vozes de professores e alunos de Estágio, disciplina cursada no terceiro e quarto ano do curso de Letras. A partir de uma análise dos planos de curso e de entrevistas realizadas com os devidos professores e alunos constituímos os dados que serão analisados. Esses discursos coletados, possivelmente, constituem um conjunto de enunciados que estão na base de uma orientação inovadora do ensino de língua materna, bem como conduzem as diferentes relações que se estabelecem entre os sujeitos, o poder e o saber.

Biografia do Autor

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, UEG

    Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima possui Graduação em Letras (UEPB), com Especialização em Linguística (UERN), Mestrado em Letras e Linguística (UFG) e cursa o Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/CAr. É professora de Linguística da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária de Inhumas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos