PROCESSOS PARA ARMAZENAMENTO ADEQUADO DE GRÃOS
Resumo
Para que o armazenamento seja feito de modo que mantenha a qualidade do grão, existem alguns processos pelo qual se deve passar. No recebimento do grão é feito a classificação de uma amostra retirada por um calador pneumático, e se quantifica a umidade do grão, impureza, grãos quebrados, queimados, ardidos, mofados, chochos, fermentados, germinados, verdes, imaturos e picada de insetos. Após esse processo, se o resultado da classificação atender aos padrões da unidade, é feito a pesagem do mesmo, e encaminhado para o tombador, onde é descarregado nas moegas, que irá direcionar para a pré-limpeza, que retira impurezas graúdas e médias. A seguir, passa para a secagem dos grãos, onde a unidade possui três secadores com capacidades diferentes, um de 150 toneladas, outro de 60 e outro de 40 toneladas. Os grãos após secos são enviados para as peneiras de limpeza, retirando impurezas médias e pequenas para enfim, serem armazenados. De acordo com a demanda da unidade alguns lotes de grãos são direcionados para os silos pulmões, temporariamente, para depois seguirem para o silo graneleiro que possui capacidade de armazenar 40.200 toneladas de grãos. Na expedição é feito novamente uma classificação e pesagem do caminhão para então ser liberada a saída.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.