RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL COM ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
Palavras-chave:
Dificuldade de Aprendizagem, escrita, leituraResumo
RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL COM ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA Camila dos Santos Rocha oliveirasantosmc@gmail.com Cristiane Oliveira Carvalho Maracaípe - crisped10@gmail.com Gimene Afonso - gimenemisiones@hotmail.com RESUMO O Subprojeto do Curso de Pedagogia da UnUCSEH/UEG-Anápolis/GO do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID teve como parceira do projeto a Escola Municipal Prof.ª Dinalva Lopes. Seus objetivos principais foram: estudar a dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita apresentada pelas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, compreender a natureza dessas dificuldades e pesquisar alternativas de superação. Este relato de experiência refere-se ao trabalho desenvolvido em duas turmas: 2º e 3º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho as bolsistas permaneceram na escola, três vezes por semana, das 13h às 17:30h, e uma vez na semana, durante o mesmo horário na Universidade para estudos, pesquisa, discussão e planejamento de atividades, sempre com a presença e sob orientação da Coordenadora de Área do Subprojeto da UnUCSEH-UEG. Por orientação das coordenadoras, o trabalho foi direcionado de forma mais próxima às crianças com maior grau de dificuldade na leitura e na escrita. Foram realizadas avaliações diagnósticas de cada criança para identificação das hipóteses de escrita e o nível de leitura, para compreender suas dificuldades e planejar ações pedagógicas adequadas. Foram realizadas outras atividades para auxiliar as professoras regentes no acompanhamento de leituras, produção de textos, tarefas, correções de cadernos, avaliações, recreações, recuperação, entre outros. Além das atividades desenvolvidas em sala, surgiu o Projeto Leituras & Travessuras, com o objetivo principal de formar leitores literários. O projeto está em fase de implementação. Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem. Escrita. Leitura.Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Linguística e Letras