A DERIVA E O CROQUI COMO MEIO DE PERCEPÇÃO DA CIDADE NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Tiago José Duarte Rézio FAMA/UEG
  • Lucas Gabriel Correa Vargas FAMA/UFG
  • Tassia Zanutto Mendes PUC-GO

Palavras-chave:

Educação. Paisagem. Cidade. Croquis. Deriva

Resumo

Resumo O artigo aqui apresentado abordará o uso do croqui de observação como ferramenta de percepção da paisagem urbana pelo aluno de arquitetura e urbanismo. Historicamente as cidades sempre foram o lugar do encontro, das feiras, das praças e parques, enfim, sempre foram para as pessoas. E atualmente vivemos em um momento sem precedentes na história das cidades, a crise nos sistemas de transporte, a ausência de políticas eficientes para a mobilidade e o planejamento urbano que prioriza o uso do automóvel vem acarretando em cidades hostis para as pessoas. Neste contexto, questionamos o papel dos cursos de arquitetura e urbanismo na formação de profissionais que futuramente serão responsáveis diretos pela produção do espaço urbano, seja nos aspectos teóricos ou práticos. Deste modo, é de extrema importância a percepção real das cidades na escala intraurbana pelos futuros arquitetos e urbanistas, e não somente a produção acadêmica que se limita ao ambiente fechado das salas de aula. Ao considerarmos a paisagem como a parcela visível da produção do espaço urbano, entendemos que é preciso sentir a cidade assim como faziam os situacionistas. Este artigo foi elaborado a partir das experiências acadêmicas com derivas e croquis urbanos de três estudantes do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Estadual de Goiás. Nosso objetivo será demonstrar, tanto por uma revisão bibliográfica quanto pelo relato destas experiências a utilização das derivas e dos croquis urbanos como métodos aplicados no processo de formação da percepção da paisagem do futuro arquiteto e urbanista aproximando-o dos conflitos, complexidades e contradições nas cidades contemporâneas. Palavras-chave: Educação. Paisagem. Cidade. Croquis. Deriva

Downloads

Publicado

2018-10-13