CIÊNCIA, FORMAÇÃO E QUALIDADE NAS PUBLICAÇÕES SOBRE PROFESSORES

Autores

  • Dagmar Dnalva da Silva Bezerra UEG

Resumo

Esta pesquisa traz o tema ciência e a formação de professores com delineamento de indicadores de qualidade para a contra-hegemonia. Assim, problematizamos: Que paradigmas de ciência referenciaram as publicações sobre a formação de professores e com base em quais indicadores de qualidade? Partindo dessa problemática, objetivamos analisar os periódicos brasileiros especializados em educação, publicados entre 2004-2014, buscando as relações de coerência entre as concepções de ciência e de formação e o que as caracterizam como de qualidade. Para tanto, optamos pela pesquisa bibliográfica, apoiada no materialismo histórico-dialético, o que nos possibilitará investigar numa abordagem qualitativa. Sendo objeto, as publicações sobre o professor no período de dez anos, antevemos a necessidade de analisar nesse corpus as concepções de educação e formação, assumindo que a educação é mutável, se atualiza, se reconfigura, todavia, não pode perder sua razão de ser: formar profissionais e cidadãos, construir conhecimentos que se transformem em riqueza espiritual e material da humanidade, ajudar a sociedade a desenvolver todas as suas dimensões. Essa perspectiva transformadora da educação tem sido a diretriz que orienta a luta pela educação de qualidade e pela profissionalização docente no Brasil; por isso a formação de professores é momento síntese de constituição do professor como agente social de uma prática social transformadora (práxis). Como resultados, estamos desvelando a constituição do campo e a relação entre ciência e educação, partindo da concepção de qualidade social.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania