O USO DE TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NAS ESCOLAS: DO ENCANTAMENTO AO CONSERVADORISMO PEDAGÓGICO.

Autores

  • Hikson de Paula Santos UEG

Palavras-chave:

Tecnologias Contemporâneas, Formação acadêmica, Conservadorismo pedagógico.

Resumo

Resumo A prática escolar contemporânea não se restringe à mera transmissão, acomodação e assimilação de conhecimentos centrados na figura do professor. As Tecnologias Contemporâneas (TCs) estão cada vez mais presentes e atuantes nas mais distintas esferas das sociedades. Dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem também pode ser mediado por essas ferramentas. A proposta deste trabalho é instigar debates e soluções para as querelas que envolvam a relação entre professor e alunos, com ênfase ao uso de TCs como facilitadoras para o trabalho pedagógico. A arquitetura de elaboração deste artigo demandou uma revisão teórica que enveredou entre a formação acadêmica do professor à efetivação deste como regente em sala de aula, passando por diversos obstáculos subjetivos quanto a aceitação e ao uso de TCs nas aulas. Adicionalmente foram inseridos tratamento de dados obtidos por meio de questionário de entrevista aplicados aos gestores e professores consultados. Chegou-se a conclusão de que o uso de TCs ainda é visto com restrições por parte dos professores. Os argumentos foram diversos: desde a inobservância da potencialidade destas ao total desconhecimento de usos e manuseios, acrescidas às particularidades metodológicas. Palavras-chave: Tecnologias Contemporâneas; Formação acadêmica; Conservadorismo pedagógico.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania