A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NA VISÃO DOS PIBIDIANOS: espaço para (re) construção de identidades.

Autores

  • Mary Soares de Almeida Reis UEG
  • Barbra Sabota UEG

Resumo

A formação de professores ainda continua em pauta de vários segmentos responsáveis, como também sendo temas de inúmeras pesquisas de diferentes grupos visto que ainda vivenciamos dados preocupantes sobre a atratividade da profissão e seus desafios. No contexto brasileiro ainda vemos resultados de pesquisas que evidenciam um alarmante desinteresse das novas gerações pelos cursos de licenciaturas o que nem sempre demonstra com bom ânimo a profissão de professor. A motivação para este tema “A formação inicial do professor de Língua Inglesa na visão dos PIBIDIANOS: espaço para (re) construção de identidade” surgiu a partir da necessidade de buscar compreender e discutir sobre a temática da constituição da identidade do professor de línguas, sua formação e seu papel social e como analisar e discutir esta formação no desenvolvimento do Subprojeto do PIBID de Língua Inglesa que atua em uma escola pública de ensino fundamental em São Miguel do Araguaia - GO. Visto que a docência na área de línguas possui complexidade peculiar, é pertinente ressignificar algumas concepções, representações sociais e papéis assimilados e desempenhados pelos docentes. A identidade docente é uma construção para a qual contribuem diversos fatores, dentre eles a história de vida do professor, a formação vivenciada em sua trajetória profissional e o significado que cada professor confere à atividade docente no seu cotidiano, com base em seus saberes, em suas angústias e anseios. “Esses elementos são constituidores das maneiras como ele se faz e refaz, dialeticamente, como profissional”. (FARIAS, 2008, p.60). A partir de várias reflexões nos encontros realizados neste subprojeto pensamos em como trabalhar a formação inicial de professores de línguas de uma forma mais crítica e reflexiva e como lidar com os impasses e demandas da profissão.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania