O LETRAMENTO PARA ALUNOS SURDOS: METODOLOGIAS EM USO
Resumo
O artigo a que nos propomos a apresentar tem o intuito de verificar como ocorre o letramento dos alunos surdos, a fim de contribuir com novas metodologias para aprimorar esse processo e torná-lo mais eficiente. Para realizar essa tarefa embasamos as análises em teóricos, como: Bakhtin(2006), Soares(2002), Street(2006), Mantoan(2006), Balieiro(2008),Kober(2008), Nogueira e Machado(2007). Procuramos tecer algumas reflexões sobre o letramento (s), baseadas em estudiosos do mesmo, a fim de investigar metodologias de letramento utilizadas pelos professores para alunos surdos e avaliar os benefícios do letramento bilíngüe para os mesmos, bem como a utilização de métodos visuais de ensino. O bilinguismo escolar, entendido como a oferta de ensino em duas línguas (língua de sinais e a língua oficial do país, no caso do Brasil, a Língua Portuguesa, na modalidade escrita). A tese se baseia de que os métodos orais, utilizados na maioria das escolas públicas, não têm contribuído para o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda, enquanto a Língua Brasileira de Sinais (Libras) possibilita a eles competências comunicativas fundamentais. A partir dela, surdos podem organizar e expor pensamentos, usar criatividade com todos os tipos de linguagem e, portanto, maiores são as possibilidades do desenvolvimento do letramento.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania