PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
O presente trabalho apresenta a transdisciplinaridade como tema de investigação, refletindo a relevância da Educação Física Escolar na formação de sujeitos humanizados, conscientes de suas ações no mundo e sensíveis à vida. O estudo parte da análise das práticas pedagógicas dos professores do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Anápolis-Go (GETEFE), por meio de dados coletados por observação das aulas desses professores e pelo questionário aplicado a eles. O objetivo dessa pesquisa centra-se em avaliar se as práticas pedagógicas dos professores do GETEFE se aproximam ou não dos princípios da teoria transdisciplinar. Para problematizar a transdisciplinaridade e a Educação Física Escolar sob essa perspectiva, os estudos de Nicolescu, Batalloso, Morin, Moraes e Torre, D’Ambrósio, Petraglia, Moraes, Suanno, J.H., Zwierewicz e Maturana foram de ímpar importância para essa pesquisa. Nesse sentido, como resultados da pesquisa pode-se destacar: as práticas pedagógicas dos professores do GETEFE se aproximam da proposta da transdisciplinaridade, por apresentarem elementos que a abarcam, bem como foram averiguadas atitudes e ações pedagógicas dos professores do GETEFE que contemplam a teoria transdisciplinar. Em suma, esta pesquisa acredita no potencial transformador de vida que a transdisciplinaridade possui. Por conseguinte, propõe que a Educação Física Escolar seja pensada nessa perspectiva humana de mudança.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania