O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO A PARTIR DE 1970: UM ESTUDO NO CAMPUS ANÁPOLIS DO IFG

Autores

  • Tatiana Cristina Ribeiro UEG
  • João Roberto Resende Ferreira UEG

Resumo

A pesquisa, em andamento, tem como foco a educação profissional de nível médio no Brasil e as transformações pelas quais vem passando de 1970 até os dias atuais. Tomou-se como objeto de estudo os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), por ser uma instituição centenária atuante no campo da educação profissional, inclusive com a oferta de ensino médio profissionalizante. O objetivo geral da pesquisa é analisar a formação proporcionada aos alunos dos cursos técnicos integrados do campus Anápolis do IFG. O Ensino Médio no Brasil, caracterizado pela dualidade estrutural entre o ensino propedêutico e a educação profissional, transitou ao longo de sua história desde a desvinculação com a formação profissional, até a profissionalização compulsória (proposta pela Lei 5692/71), e as possibilidades de integração entre o ensino médio e educação profissional, a partir do decreto 51154/2004. Tais transformações relacionam-se profundamente a cada momento histórico, segundo as demandas não só da sociedade mas, principalmente, do sistema produtivo. Enquanto na linha de montagem fordista o trabalhador dominava apenas uma atividade específica, a produção flexível toyotista exige um trabalhador polivalente, capaz de desenvolver diversas tarefas, inclusive de gestão e controle da produção. O desafio do Ensino Médio Integrado é possibilitar uma formação geral e profissional que contemple as diversas dimensões da formação humana. Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica realizada junto aos alunos e coordenadores dos cursos pesquisados. As conclusões, por tratar-se de pesquisa em andamento, são ainda preliminares e evidenciam algumas dificuldades em se proporcionar uma formação aos alunos dos cursos técnicos integrados do campus Anápolis do IFG, que contemple satisfatoriamente tanto a formação geral quanto a formação profissional.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania