EPICURO E A FELICIDADE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO JEEP: MAKE HISTORY

Autores

  • Maria Elizete Pereira dos Anjos UEG

Palavras-chave:

Jeep, Epicuro. Discurso Publicitário.

Resumo

Resumo Diante de tantas formas simbólicas com que a mídia oferta a felicidade correlacionando-a com o prazer, esse ensaio discute como a literatura filosófica é utilizada no discurso publicitário como forma de sedução e persuasão do consumidor para compra de um determinado produto. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar em que medida os anúncios publicitários se revestem dos elementos indicados para conquista da felicidade: amizade, liberdade e reflexão, de acordo com as orientações do filósofo ateniense Epicuro, para comunicar um ideal de felicidade presente nos produtos anunciados. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica a partir das reflexões Orlandi (2015), ao lembrar que a análise e compreensão do discurso implicam em compreender a língua fazendo sentido, enquanto trabalho simbólico, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e de sua história. Serão consideradas também as orientações de Lipovetsky (2007), quando defende que os valores subjetivos dos produtos dos anúncios publicitários são apresentados de forma mais intensa do que o próprio produto e de Allain de Botton(2011) que apresenta as reflexões de Epicuro sobre os componentes da felicidade: liberdade, amizade e reflexão. Posteriormente, foram feitas análises das estratégias discursivas utilizadas no anúncio publicitário da marca de automóveis Jeep, intitulado: Jeep: Make History, estabelecendo relações entre a filosofia epicurista e a “felicidade de ser proprietário de um Jeep”. Assim, propusemos apresentar o ideal de felicidade que o referido anúncio publicitário tenta comunicar por meio da linguagem icônico-linguística, relacionando-as com elementos de felicidade indicados por Epicuro. A intenção é mostrar como esse discurso publicitário se apropria do discurso filosófico Epicurista para sua validação na sociedade do consumo como legitimadora do mecanismo de busca da felicidade. Palavras-chave: Felicidade. Jeep, Epicuro. Discurso Publicitário.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 2 (2015) - Linguagem, Cultura e Discurso 10 trabalhos