ESCOLA PLURICULTURAL ODÉ KAYODÊ E PROJETOS DE TRABALHO: DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO

Autores

  • Oscar Ferreira Mendes Neto UEG

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Educação. Projetos de Trabalho.

Resumo

Resumo: O presente texto apresenta sucinta discussão a cerca da temática diversidade cultural e educação, tendo como objeto de pesquisa a Escola Pluricultural Odé Kayodê – Vila Esperança, da Cidade de Goiás/ Goiás, que desenvolve ações afirmativas e de mediação de aprendizado sobre o ensino e cultura afro-brasileira e africana e indígena. Concebendo que por durante muito tempo a cultura afro-brasileira e indígena ficaram a margem e discriminadas em relação ao processo educativo, devido não contemplar os padrões hegemônicos de cultura e ensino, o presente trabalho vem apresentar como ações afirmativas estão contribuindo para a valorização da diversidade cultural brasileira, mais especificamente em relação ao ensino e cultura afro-brasileiras e indígenas. O trabalho pretende discutir sobre como essas ações afirmativas culturais e os projetos de trabalho na educação podem contribuir para o aprendizado/vivência de situações significativas para a formação cognitiva e crítica dos educandos no processo. Hernández (1998) afirma que os projetos de trabalho possibilitam mudanças na forma de atuação do educador, de forma que o ensino será desenvolvido a partir das necessidades dos alunos, possibilitando reflexão sobre cultura e o meio em que estão inseridos. Fleuri (1999) afirma que a interculturalidade possibilita uma interação entre diferentes culturas por meio da educação, proporcionando assim experimentações sobre a diversidade cultural e fomentando o respeito por ela. Nesse sentido, Candau (2010) aponta que é necessário um “reinventar” da escola, no qual seja possível a construção de ecossistemas educativos, de modo que a escola seja reconhecida como local que deve possibilitar a produção de informação, conhecimento, valorização e reconhecimento de identidades, práticas culturais e sociais. A fomentação do texto está embasada por aportes teóricos sobre o tema e por sistematização de uma pesquisa semi-estruturada desenvolvida na Escola Pluricultural Odé Kayodê. O texto apresenta importantes considerações acerca de ações afirmativas sobre o ensino e cultura afro-brasileira e indígena, trazendo a como exemplificação os projetos de trabalho desenvolvidos na Escola Pluricultural Odé Kayodê, que envolve comunidade escolar, família e comunidade local. Palavras-chave: Diversidade Cultural. Educação. Projetos de Trabalho.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 4 (2015) - Multiculturalismo e Diversidade 12 trabalhos