LINGUAGEM CARTOGRÁFICA E ENSINO DE GEOGRAFIA

O USO DO MAPA MENTAL COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA A GEOGRAFIA

Autores

  • Alessandra Pereira Egêa Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente artigo propõe apresentar o uso da linguagem cartográfica e sua relevância no ensino de Geografia, sobretudo nas duas primeiras fases do ensino fundamental de forma que os estudantes compreendam e percebam o espaço em que vivem. Dessa forma, a problemática da pesquisa se fundamenta na preocupação em formar indivíduos conscientes e capazes de perceberem o espaço vivido. Para tanto, os objetivos da pesquisa são compreender o processo de linguagem cartográfica no ensino de Geografia através da metodologia de ensino do mapa mental; assim como discutir o que os autores pensam a respeito da cartografia e o ensino na educação básica; discutir teoricamente o ensino de cartografia por meio do mapa mental; e por fim, propor uma metodologia de ensino de cartografia por meio da elaboração do mapa mental e apresentar aos estudantes conceitos de representação do espaço, noções de escala, construção de legenda e elaboração do título. Neste sentido, para execução da pesquisa, foram feitas pesquisas e análises bibliográficas em livros, artigos, periódicos e sites referentes à temática proposta. Palavras-chave: Linguagem Cartográfica; Ensino de Geografia; Mapa Mental.

Biografia do Autor

  • Alessandra Pereira Egêa, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Geografia (2012), modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia. Especializando em Linguagens e Educação Escolar pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. alessandraegea@hotmail.com

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Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras