LINGUAGEM CARTOGRÁFICA E ENSINO DE GEOGRAFIA
O USO DO MAPA MENTAL COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA A GEOGRAFIA
Resumo
O presente artigo propõe apresentar o uso da linguagem cartográfica e sua relevância no ensino de Geografia, sobretudo nas duas primeiras fases do ensino fundamental de forma que os estudantes compreendam e percebam o espaço em que vivem. Dessa forma, a problemática da pesquisa se fundamenta na preocupação em formar indivíduos conscientes e capazes de perceberem o espaço vivido. Para tanto, os objetivos da pesquisa são compreender o processo de linguagem cartográfica no ensino de Geografia através da metodologia de ensino do mapa mental; assim como discutir o que os autores pensam a respeito da cartografia e o ensino na educação básica; discutir teoricamente o ensino de cartografia por meio do mapa mental; e por fim, propor uma metodologia de ensino de cartografia por meio da elaboração do mapa mental e apresentar aos estudantes conceitos de representação do espaço, noções de escala, construção de legenda e elaboração do título. Neste sentido, para execução da pesquisa, foram feitas pesquisas e análises bibliográficas em livros, artigos, periódicos e sites referentes à temática proposta. Palavras-chave: Linguagem Cartográfica; Ensino de Geografia; Mapa Mental.Downloads
Publicado
2019-01-31
Edição
Seção
GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras