SATISFAÇÃO DOCENTE E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Elson M. Da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Francislane de Oliveira Domingos Universidade Estadual de Goiás
  • Manael Ben Elshad Jennifer St Fort Universidade Estadual de Goiás
  • Virgínia Maria Pereira de Melo Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A escola tem um papel fundamental de formar e integrar o aluno à sociedade na qual ele está inserido. Vivemos em uma era tecnológica, na qual os ditos “nativos digitais” têm à sua disposição um mundo de novidades tecnológicas que se renovam a cada dia. Muito tem se cobrado do professor, em relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula, por isso, trabalhar o uso das mídias e das TIC’s (tecnologias da informação e da comunicação) como ferramentas pedagógicas na Educação Básica, tem sido um grande desafio na vida dos professores na atualidade. Para saber como os professores têm encarado esse desafio, foi feito um levantamento, questionando: as escolas estão supridas das ferramentas que permitem ao docente utilizar-se das tecnologias em favor de melhorar a qualidade das aulas, e adequar-se à realidade atual? Os docentes estão satisfeitos com o trabalho que vêm realizando, relacionado ao uso das mídias em sala de aula? Os questionários foram aplicados em uma única escola, e foi verificado que ela está bem suprida em relação à presença dos aparatos tecnológicos, mas em contrapartida, os docentes não se sentem preparados e capacitados para utilizá-los como ferramenta pedagógica. Entendemos então que a satisfação docente está relacionada com a motivação que o professor tem para executar seu trabalho, e no caso do uso das mídias, esta motivação está diretamente ligada com a capacitação que ele recebe para dominar com autonomia o uso dos recursos tecnológicos disponíveis. Palavras-chave: Educação; Mídias; Satisfação Docente.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 5 (2017) - Letramentos, alfabetização e tecnologias (LAT)